domingo, 20 de junho de 2010

Yoga: aprenda a respirar em quatro fases




Como tinha falado no outro post sobre se livrar do stress
acho que uma das principais tecnicas de relaxamento é o yoga
respiração para quem é ansioso ou tem sp é muito bom e ajuda mesmo :)

1ª fase do pranayama : Respire pelo nariz, de maneira silenciosa e calma. Observe que a respiração começa no abdome. Inspire lentamente contando mentalmente um, dois três, quatro. Expire contanto no mesmo ritmo de quatro tempos. Deixe que os tempos da inspiração e expiração sejam iguais. Permita que seja uma respiração completa e suave.

2ª fase: Inspire contando mentalmente no mesmo ritmo de quatro. Deixe os pulmões cheios contando dois. Expire contando longamente no ritmo de quatro e deixe os pulmões vazios contando dois. Faça isto sem esforço algum. Permita que a respiração se torne cada vez mais tranqüila, completa e silenciosa.

3ª fase: Inspire calmamente contando no mesmo ritmo de quatro e com os pulmões cheios, mentalize o mantra * Om. Expire lentamente na contagem de quatro e, com os pulmões vazios, mentalize o mantra Om. Sinta como o mantra aquieta suas ondas cerebrais e mentais.

4ª fase: Inspire lentamente contando quatro e, com os pulmões cheios, repita mentalmente o mantra Om Namah Shivaya. Expire longamente contando quatro e, com os pulmões vazios, repita mentalmente o mantra Om Namah Shivaya - que significa Eu honro Deus que habita em meu interior. Apóie-se no mantra e no ritmo da respiração.

fonte:http://www2.uol.com.br/vyaestelar/controle_mente.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário